Discutindo o racismo Texto 1: Piadas racistas

Com Novembro ai, uma vereador negro racista eleito, e alguns casos que ocorreram a minha volta em pouco intervalo de tempo...  Farei uma série de posts para reflexão de todos. 

Textão 1: Piadas racistas
Recebi duas vezes pelo whats (uma no grupo de escola e outra no grupo da família). 
Uma piada racista onde um gênio da lampada (via que a Africa é um lugar pobre) realizava o desejo de 100 negros, e lógico, diante de uma oportunidade dessas o desejo de 99 deles foi de ser branco. Porém o 100º pede ao gênio para todos os outros voltarem a ser pretos.
Nossa... que engraçado. 
Quando falei que a piada não tinha graça e que era racista, as pessoas primeiro diziam "naaao, não tem nada de racismo... podia ser qualquer um é que pegaram o negro... achei engraçadinha..." depois pediam desculpas, dizendo que não a intenção foi das melhores, de fazer rir, e que não eram racistas; uma por ser casada com um negro, a outra por ser negra. 

Então, desenhando: 

Existe uma coisa chamada Racismo estrutural. Ele está presente o dia todo, e faz com que algumas pessoas sejam beneficiadas e outras marginalizadas. Exemplos dele são quando pessoas brancas são preteridas á pessoas negras em empregos, relacionamentos, ou pro time de futebol na escola. 
Mas também na abordagem violenta dos policiais, assassinato de mulheres e homens negros e a condição econômica. Por que? 
Fazem apenas 128 anos que, por lei, os negros passaram a ser considerado humanos (isso mesmo... antes eramos apenas coisas) no Brasil. Liberdade ainda não conseguimos de fato, mas estamos na luta. E não foi uma princesinha branca que conseguiu isso não...
O racismo estrutural faz com que negros se achem feios, fracos, e amaldiçoados de fato. Algo que é implantado em nossas mentes diariamente. Por isso, existem mesmo muitos pretos, (crianças e adultos) que prefeririam ser brancos, pois todo dia, a rejeição, os xingamentos, a violência, convence esses irmãos que são indignos de felicidade e que apenas os brancos podem ser de fato  amados, queridos e felizes. 
O racismo estrutural ainda deixa a maioria dos negros ignorantes, sem consciência do que são, estamos alienados da nossa história. Não sabemos nada de nossos ancestrais, nossa cultura. Achamos que a Grécia, França, EUA, são o sonho e - todo um continente -, como a Africa "um lugar pobre".
Errado. A Africa sempre foi e é rica, inteligente e pioneira. A imagem do negro miserável da Africa é resultado de dominação e doutrinação. Não é uma vitimização - existem pessoas negras sem caráter, humanidade - que massacram outras pessoas negras com o auxilio e respaldo de brancos e outros pretos. Porém existem e existiriam muito mais pessoas negras e conscientes, e se amando e propagando sua cultura, se não fosse o racismo. 
Mas relegados, sem autoestima, estrutura e consciência de sua história o negro é refém. E se tivesse a chance, no lugar de pedir uma vida digna, escolheria o caminho mais rápido: ser branco.
Por isso a piada não é nada engraçada. é puramente cruel.

Por último, o 100º negro, que ria de todos os pedidos dos outros, usa sua chance para reverter o desejo de todos os outros. 

Este seria o "Tempo Cômico" da piada... 

O que ele quer dizer:
O negro malandro, que prefere mais a zoeira do que a chance de pedir algo pra si mesmo,  usa a mágica do gênio, não só para frustrar outros 99 de seus semelhantes (diante da maravilhosa perspectiva de viver uma vida de branco), mas demonstra todo o seu egoismo e imediatismo preferindo rir dos outros do que "fazer o bem para alguém" ou para si mesmo.       

Então, não é só uma piada... é uma propagação ideológica e racista de uma imagem do negro. 

COMPARTILHEI E DIFUNDI O RACISMO, E AGORA?
Sim, mesmo você casando, namorando, ficando, tendo um amigo, tio, primo, irmão, tatuagem do Michael Kyle ou Tupac, ou sendo negro... Você pode ser racista/reproduzir o racismo (intencionalmente ou não). E pode ser preso por isso. Mas mesmo que não seja, você será uma pessoa escrota. negar ou concordar com essa postura não ajuda. 

Se foi sem intenção: Peça desculpas, aceite que foi/reproduziu o racismo, escute e não repita. Não tente relativizar, negar ou diminuir "ahh mas vcs veem racismo em tudo... também não é assim... foi só  uma piada...". Não seja essa pessoa. 

Se foi com intenção: Você é um ser escroto, que usa de sofrimento e massacre de uma etnia que já dura séculos, para se sentir superior... mas na verdade você é uma "coisa", "pior que a mosca do coco do cavalo do bandido". Repense seus privilégios regados a sangue de pessoas inocentes, tente ter empatia pela vida dos outros e evolua...
Se você é casado, amigos, primo de negros isso não te dá passe livre para ser racista. 

Se você é negro e é intencionalmente racista (como aquele cachorrinho adestrado do MBL):
Saiba que você está sendo usado, sua baixa-autoestima e desconhecimento da sua cultura te faz um simples inseto peçonhento que tenta ter a atenção de pessoas que te consideram um lixo e riem de você pelas costas. 

Saiba que você e seus ancestrais são lindos, inteligentes, criadores de grandes civilizações e que você não tem "um pé na cozinha" ou "um pé na senzala". Nosso povo não nasceu escravo, foi escravizado. Você tem um pé na Africa.

Se você não é ignorante e fez uma escolha consciente de mesmo sendo negro ser um racista... amigo... só tenho nojo de você, e não se sinta importante, você não vai conseguir parar a luta ou a evolução das pessoas. Será apenas mais um capitão do mato, traidor repudiado por todos.  

Pare de se odiar. Se conheça e se ame, ame seu semelhante e ao próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discutindo o racismo texto 3 – Nosso cabelo não é ruim, duro ou Bombril – ou o preconceito nas escolas.

Discutindo o racismo texto 2 - Desconstruindo Ruth Catala

O que tenho é a Saudade, e dela nada pode se fazer.